Aplicação de Finish-Foil Através de Linhas de Prensagem com Cilindros Térmicos

 

::: LINHAS :::

<< Voltar


 

Aplicação de Finish-Foil Através de Linhas de Prensagem com Ciclos Térmicos

As linhas de aplicação de folhas através de rolos têm como finalidade revestir painéis de aglomerado, MDF, HDF, compensado, painel sarrafeado (maciço) e inclusive painéis já revestidos com Fórmica. O material utilizado como revestimento são folhas plásticas, tais como PVC, PP, folhas em alumínio, laminados bobinados e papel.

Outros tipos de folhas podem ser utilizados após prévias provas pela matriz. Os painéis devem ter uma superfície plana (sem relevos).

Para aproveitar sua capacidade produtiva, costuma-se revestir painéis inteiros e não peças menores (componentes de móveis, por exemplo), devido às larguras standard dos rolos serem de 1300 mm. Para as peças menores são usadas as linhas de prensa, sendo as folhas pré-cortadas antes da aplicação. 

As linhas de aplicação de folhas através de rolos são constituídas basicamente de: equipamento para aplicação de cola sobre a superfície e os aplicadores das folhas em si. Para se aumentar a produtividade e qualidade, pode-se constituir a linha de forma mais completa que veremos a seguir. 

A Bürkle oferece linhas de aplicação à frio ou à quente, conforme necessidade. 

Mesmo que se possa formar as linhas de diferentes maneiras, certas características e vantagens acompanham todos os equipamentos Bürkle. São estas:

  1. Altíssima precisão
  2. Robustez na estrutura
  3. Grande acesso para manutenção
  4. Fácil controle e manuseio da linha
  5. Vida útil "eterna"dos equipamentos, se mantidos adequadamente.

Equipamentos
As linhas podem ser compostas de acordo com a necessidade do cliente. Portanto, exporemos os equipamentos individualmente, com considerações à respeito de suas inserções em linha.

 

Equipamento para limpeza - Mod. DBM

Esta máquina funciona basicamente com dois grupos de escovas (um superior e outro inferior), que trabalhando em sentido transversal ao do avanço do painel, remove as partículas de poeira ou madeira que se encontram sobre a superfície.

Este equipamento é muito importante devido ao fato de qualquer partícula que se encontra sobre a superfície poder formar uma calosidade após a aplicação da folha, afetando o resultado final.

A máquina é equipada com sistema de aspiração / exaustão para os resíduos, e é posicionada no início da linha, antes da passadeira de cola.

 

Passadeira de cola - Mod. DAK

A aplicação da cola é uma fase muito importante no processo de revestimento de folhas, devido ao alto custo que representa e também pela complexidade da aplicação, tendo esta que ser de forma muito uniforme.

As passadeiras de cola Bürkle têm como característica a aplicação racional da cola, tendo total controle da dosagem de cola aplicada sobre a superfície. Isto devido à grande diferença de velocidade de rotação entre os rolos de aplicação e dosador.

Outra característica é a facilidade com que se manuseia a máquina, principalmente na lavagem dos rolos aplicadores, que pode ser feita de forma muito rápida. A máquina possui também poucas peças de alto gasto através do uso, diminuindo os custos de manutenção. 

 

Equipamento para aplicação de folhas FAK

Particularmente adequado para empresas que exigem pouca produtividade. Apesar de representar pouco investimento, pode aplicar folhas em ambas as superfícies, ou seja, superior e inferior contemporaneamente.

A máquina pode trabalhar com velocidades de avanço entre 5 e 25 m/min. Em média a velocidade de trabalho fica em torno de 10 m/min, devido ao fato de não haver automatismo na linha - o corte da folha após ser aplicada é feito manualmente (na versão standard). Porém, sua estrutura permite instalações futuras para aumentar o rendimento.

Por utilizar o processo de aplicação à frio (recomenda-se temperaturas não inferiores à 15o C), os painéis necessitam um tempo aproximado de 4 horas para estarem prontos para uso. 

Dados técnicos: 

FAK 800
FAK 1300
FAK 1600

  • Larg. máx. peça 770 1270 1570 mm
  • Larg. máx. folha 800 1300 1600 mm
  • Larg. mín. peças 200 200 200 mm
  • Comprimento mín. peças 550 550 550 mm
  • Espessura peças 3-70 3-70 3-70 mm
  • Altura máx. passagem 80 80 80 mm
  • Vel. avançamento 5-25 5-25 5-25 m/min.
  • Diâmetro externo rolos 500 500 500 mm
  • Altura de trabalho 910 910 910 mm
 

Linha Mod. EFA - Média Capacidade


A linha de aplicação EFA consiste em uma linha completa, oferecendo alta qualidade e rentabilidade. Seu princípio de aplicação é à frio, podendo serem instalados opcionais para aquecimento do painel e da lâmina. 

A linha é composta de uma máquina para limpeza de painéis DBM (como descrita anteriormente, a passadeira de cola (idem), um transportador intermediário entre passadeira de cola e máquina aplicadora de folhas, e a estação aplicadora de folhas mod. EKM (com separador automático da folha entre painéis). 

Dentre outras, as vantagens desta linha são:

  • Operação contínua e econômica;
  • Qualidade de superfície ótima;
  • Alta capacidade produtiva;
  • Fácil manuseio;
  • Ótimo acesso às suas partes;
  • Baixo investimento;
  • Redução de mão-de-obra;
  • Alto nível de automação.

Características técnicas:

  • Sistema de separação/corte entre os painéis computadorizado com faca oscilante, podendo encurtar o espaço entre os painéis em qualquer velocidade;
  • Painel de controle no armário elétrico;
  • Sistema de diagnóstico para monitoramento eletrônico.
  • Comando com display;
  • Acionamento através de motor DC com controle central da velocidade.
  • Dispositivo amortecedor que funciona como freio/acelerador e regulador do grau do estiramento da folha. Constituído de um rolo compensador acionado pneumaticamente, exerce uma certa pressão na folha no decorrer do trabalho. É controlado automaticamente.
  • Os rolos de aplicação têm um diâmetro de 290 mm e acionamento através de pressão pneumática. Resultado melhor de aplicação.

Para incrementar a produtividade e qualidade, pode-se acrescentar os seguintes opcionais: 

Estação de pré-aquecimento dos painéis
Elevando a temperatura dos painéis o efeito da colagem é maior. Contribui para que os painéis, após serem revestidos, possam ser utilizados mais rapidamente. O aquecimento acontece através da incidência de luzes de ondas curtas de infra-vermelho. 

Alimentador de cola
Regulador automático do fornecimento de cola na passadeira de cola. Evita que o excesso traga desperdícios. 

Rolo extensor
Consiste em um rolo que estica a folha apenas antes de ser aplicada. Normalmente impensável quando da presença do opcional 4. 

Rolo aquecedor
Para incrementar ainda mais a qualidade, a Bürkle dispõe da possibilidade de instalar um rolo aquecedor que aquece a folha antes desta ser aplicada sobre o painel. Quando se usa PVC a temperatura ideal é 60o C. Para papel o rolo é aquecido à 120o C.

Sendo aquecida, a folha torna-se mais elástica, elimina umidade (havendo uma secagem mais rápida) e ainda sem a presença de água obtém-se uma superfície mais plana, melhorando o resultado de aplicação. Combinando os opcionais 1 e 4 pode-se utilizar o painel em média 1 h após ter sido aplicada a folha. 

Troca automática de folhas
Para diminuir os tempos ociosos da linha, a Bürkle desenvolveu um sistema que permite trocar sem demoras, e automaticamente, as folhas à serem aplicadas sobre os painéis. O sistema pode ser utilizado tanto para agilizar a troca de folhas do mesmo desenho ou tipo, assim como para agilizar a troca do tipo de folha (com outro desenho ou cor). 

Para tanto porém é necessário somente que se prepare o rolo "reserva" antes de inseri-lo na estação. A preparação consiste em colocar uma fita adesiva dupla no ponto onde serão juntadas as duas folhas (extremidade). No momento desejado, um cilindro é acionado, comprimindo a extremidade do rolo novo com a folha que está sendo utilizada no momento. A máquina se encarrega de cortar a folha automaticamente, iniciando então o uso da segunda folha. Neste momento deixa-se um espaço de aprox. 1 m entre os painéis, sendo cortado automaticamente o pedaço de transição da troca da folha. 

Enquanto se trabalha com a nova folha, prepara-se o primeiro rolo novamente, ficando este pronto para ser acionado à qualquer momento. Á cada troca economiza-se aprox. 10 min. de tempo. 

Bloqueio pneumático dos rolos
Para assegurar que os rolos "reserva" não desenrolem acidentalmente. É uma garantia de segurança, para que o bom andamento da linha não seja disturbado.

Ajuste dos eixos
Central motorizada que regula e controla o posicionamento dos eixos, tanto a largura assim como a altura da linha de forma automática. 

Características operacionais:

EFA 1300
EFA 1400
EFA 2200

  • Larg. peça 250-1270 250-1370 250-2170 mm
  • Comprimento mín. peças 350 350 350 mm
  • Espessura peças 3-40 3-40 3-40 mm
  • Altura máx. passagem 80 80 80 mm
  • Vel. avançamento 10-40 10-40 10-40 m/min.
  • Altura de trabalho 900 900 900 mm
  • Comprimento da linha aprox. 9 metros
 

Linha Mod. FFA - Alta Capacidade

A linha de aplicação FFA consiste em uma linha para aplicação com o máximo de qualidade possível. Isto porque utiliza dispositivos de pré-aquecimento das chapas, da folha, assim como dos rolos de aplicação. A cola também é aplicada em dois estágios, sendo o primeiro a aplicação do catalisador e depois da cola em si.

Basicamente a estação de aplicação das folhas é semelhante à da linha EFA, apresentando, devido aos equipamentos periféricos e o princípio de aplicação, as seguintes vantagens:

  • Melhor qualidade de aplicação do papel;
  • Maior velocidade da colagem, possibilitando imediato uso do painel após a aplicação;
  • Por trabalhar com menor umidade pode-se utilizar folhas mais finas;
  • Grande economia em cola (aprox. 50%) comparando com o sistema de dispersão;
  • Menos aplicação de Formaldeído no produto final;
  • Ideal para clientes que trabalham constantemente.

Para melhor compreendermos a linha, descreveremos os item separadamente:

Estação de Infra-vermelho
Para o pré-aquecimento dos painéis, antes da aplicação do catalisador.

Estação de limpeza DBM
Conforme descrito anteriormente, este equipamento elimina resíduos de pó ou madeira sobre os painéis, que podem afetar o resultado final da qualidade de aplicação. 

Estação de aplicação do catalisador 

Estação de Infra-vermelho
Para secar o selador. As temperaturas superior e inferior podem ser reguladas independentemente, conforme o tipo de folhas à serem utilizados para revestir as superfícies dos painéis. 

Aplicadora de cola
Neste momento inicia a reação da cola. 

Transportador intermediário
O suporte dos painéis durante o transporte é realizado através de "pinos" laterais, não afetando absolutamente a superfície encolada inferior do painel. 

Estação de aplicação EKM
Conforme descrito na linha EFA, separa as folhas entre os painéis automaticamente. Seus rolos são de aço cromado e têm um diâmetro de 500 mm. Aquece à temperaturas de 180 / 200o C, garantindo um excelente resultado final.

Transportador de saída
Além de transportador, esta estação serve de suporte/desbobinamento dos rolos das folhas. 

Estação de estabilização
Após ser aplicada a folha, o painel passa entre dois rolos para "alisar" as superfícies, garantindo um perfeito acabamento. 

Como opcionais temos: 

Estação de aquecimento através de rolos
Além do aquecimento através de raios Infra-vermelho antes da limpeza do painel, os painéis podem ser novamente pré-aquecidos antes de ser aplicado o catalisador. Os calandros são aquecidos à uma temperatura de 200o C e são feitos de aço cromado.

Além de aquecer, os cilindros comprimem o painel, igualando sua superfície. 

Dispositivo para troca automática de folhas
Esta estação permite a troca automática de folhas durante o trabalho. 

Estação para acabamento poroso
Caso se queira melhorar o efeito visual, pode-se utilizar este equipamento, que ao exercer pressão com calandros específicos, traz o efeito da presença de poros na superfície. 

Segunda estação de estabilização
Para resultados muito exigentes, uma segunda estação de estabilização é oferecida como opcional. 

Características operacionais: 

FFA 1300
FFA 2200

  • Larg. peça 250-1270 250-2170 mm
  • Comprimento mín. peças 450 450 mm
  • Espessura peças 3-40 3-40 mm
  • Altura máx. passagem 80 80 mm
  • Vel. avançamento 15-40 15-40 m/min.
  • Altura de trabalho 900 900 mm
  • Comprimento da linha aprox. 11,5 m
/

Placage-Assessoria em Comércio Exterior Ltda. Todos os direitos reservados.

cremona buerkle EWD Holtec joss
ledinek mahild Paul schroederpeq Schwab