Centrador Alimentador CHT/L

 

::: CENTRADORES :::

<< Voltar


 

Centrador Alimentador Modelo CHT/L


Tratando-se de troncos com as medidas anteriormente mencionadas (em média 350 mm de diâmetro – Pinus), este equipamento é o que mais influenciará no reaproveitamento de matéria-prima. 

Lamentavelmente no Brasil vemos poucas fábricas que investem nesta tecnologia, por considerarem um "gasto" muito elevado. Em contra-partida é grande a lamentação de alto custo da produção e baixo valor de venda no mercado mundial. 

Se analisarmos atentamente que:

  1. Quanto menor o diâmetro do tronco, maior será percentualmente a perda de matéria-prima, considerando a laminação no mesmo torno/equipamento (porque o rolete e o arredondamento em média são os mesmos)
  2. Quanto melhor centrado for um tronco antes de ser alimentado no torno, menos serão os giros necessários para arredondar o mesmo, obtendo finalmente um cilindro perfeito, de onde se retiram as lâminas inteiras.
  3. Quanto menos arredondamento, menos material é jogado fora.
  4. Qualquer posição errada no tronco pode representar uma grande perda de matéria-prima
  5. Em troncos pequenos o arredondamento representa um percentual acima de 10% sobre o volume da tora

Não é difícil de calcular que um equipamento que lhe garanta um posicionamento ideal da tora há um retorno de investimento extremamente rápido. 

Além da garantia de não estar jogando madeira na caldeira, um centrador/alimentador trabalha em conjunto com o torno, fazendo com que os tempos mortos de carga/descarga se reduzam ao máximo.

Descrição do funcionamento:

  1. alimentação do tronco sobre forquilha
  2. forquilha eleva o tronco aos fusos (centrando o tronco geometricamente através de fotocélulas)
  3. fusos prendem o tronco e realizam um giro de 360o
  4. Sensores laser detectam exato formato e dimensão do tronco
  5. Braços pendulares encaminham o tronco ao torno.

A tecnologia encontrada nos centradores de última geração da A.Cremona oferece os seguintes recursos:

  1. Centragem precisa 
  2. Braços pendulares permitem que o tronco já centrado aguarde em posição de "stand-by", se aproximando dos fusos na medida em que o tronco que está sendo laminado reduza de diâmetro (quando cair o rolete, bastam poucos centímetros de deslocamento para alimentar a nova tora). Sempre 3 troncos estão em operação: um aguardando para ser alimentado ao torno; outro sendo centrado, e o terceiro em posição para ser alimentado no centrador. 
  3. Toda a informação coletada através da centragem (diâmetro do tronco nos vários pontos medidos (sete) e formato do tronco) é passada ao torno, que preparará sua próxima laminação de acordo com a tora à ser alimentada. Em outras palavras, a faca recua o necessário para entrar a próxima tora e sabe o quanto de arredondamento deverá realizar. Cruzamento de informações do centrador com a linha de laminação fornecem dados de recuperação da matéria-prima.

A leitura do tronco é realizada através de sete sensores laser, que fazem uma leitura de 1 em 1 grau de rotação da tora (totalizando 360 leituras por laser). 

Em muitos casos, a instalação de um centrador como descrito pode incrementar a produção de lâminas em até 20% (quando comparado com alimentação sem qualquer tipo de centragem). Substituindo centrador geométrico por eletrônico, o resultado de recuperação fica em torno de 6 a 12% (dependendo do formato dos troncos). 

No mercado Europeu, mesmo trabalhando com toras de diâmetros menores que no Brasil, existe uma relação final de matéria-prima / produto acabado de em torno de 45%. No Brasil, valores finais ficam em média entre 35 e 38% apenas. Logicamente a diferença não é compensada apenas com o centrador, para isto, a A.Cremona desenvolve o mesmo grau de tecnologia para os demais passos do processo produtivo, como o corte das lâminas, empilhamento, secagem e composição do painel.

Outros modelos disponíveis de centradores:

  • Para centragem geométrica
    (toras retas)
  • Para centragem eletrônica de madeiras tropicais com diâmetros de 1700 mm e/ou 2020 mm.

Centrador geométrico de 3 pontos


Centrador Eletrônico X-Y

/

Placage-Assessoria em Comércio Exterior Ltda. Todos os direitos reservados.

cremona buerkle EWD Holtec joss
ledinek mahild Paul schroederpeq Schwab